Como obter um certificado digital

O leilão da Receita Federal gera bastante interesse por parte das pessoas, mas muitas não conseguem participar devido à necessidade de ter um certificado digital. Por isso, nós vamos ensinar a você como obter um certificado digital para participar do leilão online.

Veja também:

→ Como participar do leilão

→ Os melhores leilões abertos da Receita Federal

Leilão Online

Como o leilão da Receita Federal é um leilão em que os lances são feitos online, é necessário um certificado digital para participar. O certificado digital funciona como uma carteira de identidade online, que serve para comprovar a sua identidade no meio virtual. Essa é uma das formas da Receita garantir uma maior segurança do leilão, evitando que pessoas participem utilizando cadastros falsos.

Se você não possui um certificado digital você não poderá participar do leilão. Assim, caso você tenha realmente interesse em participar, você pode aprender a emitir um certificado no guia abaixo.

Como obter um certificado digital

No Leilão Online da Receita, por se tratar de um ambiente virtual, é difícil comprovar a identidade real de quem está participando do leilão. Dessa forma, para evitar fraudes, é necessário possui um certificado digital. Esses certificados servem como uma espécie de carteira de identidade no ambiente virtual. Os certificados também possuem outras finalidades, mas nós falaremos apenas sobre o Leilão da Receita Federal.

O certificado digital será exigido na hora de acessar o portal e-CAC. Após logar nesse portal você poderá acessar o Sistema de Leilão Eletrônico da Receita Federal. Assim, você deverá ter um certificado instalado no seu computador ou celular para entrar no sistema.

Para obter o certificado, primeiramente você deve conhecer uma Autoridade Certificadora (AC), na sua cidade. São como cartórios virtuais. Existem empresas privadas que emitem o certificado, mas você também pode procurar órgãos públicos, como a Caixa Econômica Federal, a própria Receita Federal ou o Serasa.

Para emitir o seu certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ), você deve, primeiramente acessar o site da AC que você deseja emitir o seu certificado. Lá, você irá preencher um formulário inicial e marcar uma data para comparecer pessoalmente na AC para terminar o processo e obter o seu certificado. São exigidos alguns documentos, todos bem especificados no site da AC escolhida.

Depois de emitir o seu certificado, você deverá instalar ele no seu computador. O processo é simples, e, ao obter o seu certificado, você também recebe um manual com o passo-a-passo da instalação.

Os certificados possuem valores que podem variar entre 100 e 300 reais, dependendo do tipo de certificado (A1 ou A3) e também da AC. Então é necessário fazer uma pesquisa de preços para pagar mais barato e adquirir o certificado ideal para você.

Recomendamos fortemente que você, primeiro, faça uma pesquisa sobre as ACs disponíveis na sua cidade. Uma simples pesquisa online já ajuda bastante. Depois, não deixe de pesquisar e comparar preços. Você deve ter em conta que, em um leilão, você deve considerar todos os custos na hora de dar um lance. Assim, considere o valor do certificado digital na hora de dar um lance.

A vantagem é que os certificados valem por, no mínimo, 1 ano (depende do tipo de certificado). Desse modo, caso você participe de vários leilões, o valor do certificado ficará diluído entre todos os lotes que você arrematar.

[Mobile4]

Veja Também

Leilão de Carros e Motos do DETRAN

O leilão de carros do DETRAN é um leilão bastante conhecido, devido à sua grande …