Como participar do Leilão da Receita Federal

Aqui você aprenderá tudo sobre o Leilão da Receita Federal, um dos leilões mais tradicionais do país. Nesse guia, ensinaremos você como participar do leilão, que é diferente por se tratar de um Leilão Online. Como é um leilão variado, podendo ser um leilão de carros, um leilão de motos ou um leilão de eletrônicos (como iPhones), o leilão da Receita chama bastante atenção. Então aprenda aqui como participar.

Atenção: nós informamos apenas sobre o leilão da Receita Federal, porém os anúncios em nosso site podem te levar para outros leilões. Então, caso deseje participar de outros leilões, fique sempre atento, visite os lotes e se informe bem sobre o leilão. Existem sites falsos que estão sendo utilizados para dar golpes, então tome cuidado.

Veja também:

→ Os melhores leilões abertos da Receita Federal

→ Atenção: Receita Federal faz alerta contra leilões falsos

Sobre o Leilão

O leilão da Receita Federal é um leilão bastante diversificado. O objetivo do leilão é arrecadar com mercadorias apreendidas pela Receita ou abandonadas na alfândega. Assim, é possível encontrar no leilão carros, motos, caminhões, celulares, bebidas, roupas, videogames, notebooks, etc.

Os leilões são separados por cidades, assim, existe o Leilão de São Paulo, o leilão do Rio de Janeiro, etc. São diversas cidades. Existem pessoas que reclamam desse leilão, criticando a Receita Federal. Porém, se uma pessoa teve uma mercadoria apreendida, é porque ela estava contra a lei. Não concordar com a lei não faz com que a pessoa seja inocente. Além disso, o leilão abre oportunidades para outras pessoas adquirirem produtos mais baratos.

O diferencial do leilão da Receita Federal é que os lances são feitos online, através do Sistema de Leilão Eletrônico. Muitos lotes são disponíveis também para pessoas físicas, mas a receita proíbe a revenda por pessoas físicas (embora muitas pessoas não respeitem essa regra). É importante notar que a retirada dos produtos deve ser feita pelo vencedor do lote na cidade do leilão, ou seja, a receita não faz a entrega do lote. Além disso, caso alguém arremate e não pague, são aplicadas multas.

Como participar do leilão

Pessoas físicas e pessoas jurídicas podem participar. Para participar, é necessário um CPF/CNPJ válido e um certificado digital.

Para participar, você deverá acessar ao Portal e-CAC. Dentro desse portal, você deverá gerar um código de acesso para poder entrar no sistema. Você pode ver o manual de como obter o código de acesso aqui. Lembrando que o seu acesso só será liberado caso você possua um certificado digital. Dentro do e-CAC, você terá a opção de entrar no sistema de leilão através da opção “Sistema de Leilão Eletrônico – SLE“. Lá você pode ver os lotes e editais disponíveis. Caso queira ver os lotes e editais sem logar no sistema, você pode acessar diretamente o sistema da receita federal.

É de extrema importância que você leia o edital do leilão antes de participar. Lá você encontrará todas informações sobre o leilão, como taxas e impostos de determinados lotes. Também é especificada a forma de pagamento, como retirar o lote arrematado e também o dias de visitação. Antes de participar de um leilão online, é altamente recomendável que você visite os lotes antes. É regra de qualquer leilão que os lotes não possuem garantia. Assim, ver o estado dos lotes antes de dar um lance é vital para evitar problemas futuros.

Após acessar o sistema e escolher os lotes que você deseja disputar, você deve ficar atento às datas dos lances. Existem duas datas: as datas das propostas e a data dos lances. A primeira se refere à primeira fase, em que são apresentadas propostas iniciais pelos lotes. Para você ser aprovado para a segunda fase, a sua proposta deve ser no mínimo até 10% menor que a maior proposta. Ou seja, se a maior proposta for de 1000 reais, a sua tem de ser de no mínimo 900 reais. A segunda fase é a fase de lances e geralmente é somente um dia. Nessa fase, você pode dar os lances para tentar arrematar algum produto, como um leilão normal. Caso alguém dê um lance maior que o seu, você pode aumentar o valor ou desistir.

Em qualquer tipo de leilão, é importante agir com calma e paciência. Não se deixe levar pelas emoções e analise bem os lotes. Assim, é possível arrematar bons produtos por bons preços.

Caso você queira informações detalhadas do Leilão da Receita Federal, você pode ver o manual oficial, de 77 páginas, em formato pdf, clicando aqui.

Veja Também

Leilão de Carros e Motos do DETRAN

O leilão de carros do DETRAN é um leilão bastante conhecido, devido à sua grande …